Medicina Tradicional Chinesa

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA – SOBRE

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é considerada uma das medicinas mais antigas do mundo. A MTC é o resultado da união de várias terapêuticas, teorias, saberes e vários conjuntos de técnicas que foram desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo de vários milénios.

A MTC tem uma visão holística, no qual vê o corpo humano como um todo, e também que o indivíduo influência e é influenciado pelo meio exterior. Outra caraterística da medicina chinesa é o seu método próprio de diagnóstico, o diagnóstico diferencial, que tem um entendimento próprio e uma linguagem muito específica, que a difere do pensamento clínico da Medicina Alopática.

As principais áreas terapêuticas da medicina chinesa são a Acupuntura, a Moxabustão, a Fitoterapia, Massagem Tui Na, a Dietética Chinesa, o QiGong (Chi Kung), Tai Chi Chuan, Ventosaterapia e Auriculoterapia.

CONSULTA | DIAGNÓSTICO | TRATAMENTO

A primeira consulta de Medicina Tradicional Chinesa, por norma, tem um tempo superior a 60 minutos, pois, nesta primeira consulta, a doutora/especialista irá efetuar um relatório médico, através do qual irá ter noção dos hábitos de vida do paciente, sua alimentação, dados antropométricos, dores e queixas. Só após esta sua perceção é que diagnosticará qual o melhor tratamento, para o paciente, e qual a melhor forma de melhoria.

ACUPUNTURA

A acupuntura é a área terapêutica mais conhecida da Medicina Tradicional Chinesa. A palavra acupuntura deriva do latim acus (agulha) e punctura (punção). Ela consiste na inserção de agulhas bastante fininhas, em ponto específicos do corpo (pontos de acupuntura). A sua função é reequilibrar a Qi (energia vital) do corpo e eliminar a doença. Os pontos de Acupuntura são prescritos mediante um diagnóstico prévio feito por um especialista de MTC.

 

VENTOSATERAPIA

A ventosaterapia consiste na aplicação de uma ventosa de vidro ou bambu, ou até mesmo de plástico, sobre a pele e através do vácuo faz a sucção dos tecidos moles. Esta técnica é utilizada para várias condições, mas o mais comum é vermos aplicado a patologias musculares. Esta técnica normalmente deixa marcas a pele, que desaparecem, naturalmente dias depois da aplicação da mesma.

 

AURICULOTERAPIA

A auriculoterpia é um microssistema do corpo situado na orelha. Esta consiste na aplicação de sementes de mostarda em pontos específicos que correspondem aos órgãos, a vísceras e a várias partes do corpo. A técnica é utilizada, essencialmente como complemento ao tratamento de acupuntura, pois o paciente pode massajar/pressionar os pontos, em casa, prolongando o efeito terapêutico, do mesmo.

 

 

FITOTERAPIA

A prescrição de fitoterapia na medicina chinesa é um importante complemento à acupuntura. É sempre prescrita tendo em conta a condição do paciente e o diagnóstico feito previamente pelo especialista. A fitoterapia pode ser prescrita em cápsulas, em ervas secas, pós e chás.

DIETÉTICA | NUTRIÇÃO

A Medicina Tradicional Chinesa tem sempre em conta os hábitos de vida do paciente, e um deles é a alimentação. A maneira como vemos a nossa alimentação e como preparamos cada refeição influência em grande parte a nossa saúde. A dietética chinesa ajuda, principalmente, a reequilibrar e reeducar a maneira como nós nos alimentamos. E o objetivo principal é nutrir, prevenir e restabelecer a saúde, promovendo assim uma vida mais longa e saudável.

MASSAGEM TERAPÊUTICA TUI NA

A Tui Na (empurrar/agarrar) é uma massagem terapêutica que é aplicada por um especialista de Medicina Tradicional Chinesa consoante o diagnóstico e condição do paciente. Normalmente a Tui Na é feita sobre um pano de massagem, e em algumas vezes (caso seja necessário) é aplicado um óleo de massagem adequado à condição do paciente.

MOXABUSTÃO

A Moxabustão consiste na combustão de diferentes substâncias com objetivo de estimular os pontos de acupuntura, para regular a atividade fisiológica do corpo. A Artemísia é a principal planta utilizada na moxabustão. É possível combinar esta planta com outros produtos medicinais como pastas de alho ou até gengibre. A moxa pode ser aplicada de diferentes maneiras, consoante o diagnóstico e condição do paciente. A técnica será ajustada a fim de obter maior eficácia terapêutica.

A REVITA EXPLICA


Sabia que?

Tem ou conhece alguém que tenha problemas em engravidar? Sabia que a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar?

A infertilidade na Medicina Chinesa não é vista como uma doença mas sim como uma condição gerada por possíveis disfunções que devem ser analisadas e diagnosticadas.
Quando é procurado o tratamento na MTC o principal objetivo é criar condições para que o casal possa conceber um filho.
Com a ajuda da Acupuntura é possível resolver alguns distúrbios que podem ser determinantes antes de começar o tratamento da infertilidade. Eles são a regularização do ciclo menstrua; reequilíbrio do sistema hormonal; melhoria da qualidade do esperma; melhoria do fluxo de sangue no útero; resolução das questões emocionais, como o stress, associado à infertilidade, assim como outros.
Neste processo é fundamental o aconselhamento dietético e fitoterápico, para que o corpo consiga reequilibrar para poder conceber/fecundar.

.respire .relaxe .revitalize
Sabia que?

Sabia que a Ventosaterapia é recomendada essencialmente para patologia muscular?

Esta técnica pertence à Medicina Tradicional Chinesa e é utilizada para várias condições. O mais comum é vermos aplicado à patologia muscular. Ela não só alivia a dor como também ajuda a relaxar os músculos e os tendões.
A ventosaterapia consiste na aplicação de uma ventosa de vidro ou bambu, ou até mesmo de plástico, sobre a pele e através do vácuo faz a sucção dos tecidos moles. A utilização da ventosaterapia normalmente deixa marcas na pele, que desaparecem, naturalmente dias depois da aplicação da mesma.

.respire .relaxe .revitalize

Sabia que?

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a orelha é considerada um micro-sistema que representa o corpo humano?

A nossa orelha é muito semelhante ao formato de um rim, assim como a de um feto humano.

Sendo que na auriculoterapia a imagem de base é a do feto humano. Nela contém a representação de várias partes do corpo incluindo os membros e os órgãos.

Pode ser aplicado várias técnicas, tais como a Acupunctura, aplicação de sementes de mostarda.


.respire .relaxe .revitalize
Sabia que?

A Moxabustão é uma das áreas de tratamento utilizada na Medicina Tradicional Chinesa?

Esta consiste na combustão de diferentes substâncias com o objetivo de estimular e aquecer os pontos de acupunctura, para regular a atividade fisiológica do corpo.

A Artemísia é a principal planta utilizada na moxabustão. É possível combinar a Artemísia com outros produtos medicinais como pastas de alho ou até de gengibre.

A moxa pode ser aplicada de diferentes maneiras, consoante o diagnóstico e condição do paciente e a técnica será ajustada a fim de obter maior eficácia terapêutica.

.respire .relaxe .revitalize
Sabia que?

Sabia que a Moxabustão é uma das áreas de tratamento utilizada na Medicina Tradicional Chinesa?

A Moxabustão consiste na combustão de diferentes substâncias com o objectivo de estimular e aquecer os pontos de acupunctura, para regular a actividade fisiológica do corpo.A Artemísia é a principal planta utilizada na moxabustão. É possível combinar a Artemísia com outros produtos medicinais como pastas de alho ou até de gengibre.

A moxa pode ser aplicada de diferentes maneiras. Consoante o diagnóstico e condição do paciente a técnica será ajustada a fim de obter maior eficácia terapêutica.

.respire .relaxe .revitalize

Sabia que?

Sabia que a Acupuntura pode ser utilizada no tratamento de patologias crónicas?

A acupuntura pode ser utilizada no tratamento de doenças crônicas, tais como a Fibromialgia, Enxaquecas, Gastroenterite, Asma, Rinite, Gota, Ciática, entre muitas outras.
Este método de tratamento neste tipo de condições tem não só um efeito analgésico e anti-inflamatório, como também alivia e ajuda a tratar outros sintomas decorrentes de cada situação.

.respire .relaxe .revitalize

Sabia que?

Sabia que a Acupuntura pode ajudar a regular o período menstrual e até mesmo aliviar os sintomas pré menstruais?

Através da acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa pode regular o período menstrual. Pois existem pontos específicos para o seu quadro clínico assim como pontos para regular o próprio ciclo. Através de uma adequada prescrição de pontos consoante cada caso pode também ser regulado os sintomas acompanhantes da síndrome pré-menstrual.

.respire .relaxe .revitalize
All for Joomla All for Webmasters